Administração

Habilitação?

Bacharel em Administração
Eixo tecnológico?

Ciências Humanas e Sociais

Atributos do Profissional?

Relacionamento interpessoal, Competência técnica, Capacidade para resolução de problemas, Persistência.

Curso de Administração           

O curso de  Administração tem como objetivo formar profissionais do setor administrativo com visão ética, senso crítico social, criatividade e espírito empreendedor. O administrador é responsável por gerenciar e planejar as estratégias de uma organização. Atua em praticamente todos os setores da empresa e apoia a análise, definição e cumprimento de suas metas. O profissional formado em administração coordena as relações existentes entre a organização e seus funcionários, participando dos processos de admissão, seleção e demissão. O administrador pode também se envolver com o marketing e a publicidade da empresa, atuando na promoção de vendas de serviços ou produtos. Duração média do curso: 4 anos – 8 semestres

O que é o administrador faz?

Um administrador mede a relação entre a empresa e os empregados, participa do processo de seleção, admissão e demissão de funcionários. Em termos de recursos financeiros e materiais, é sua responsabilidade controlar custos, orçamentos e fluxo de caixa, além de compra e estocagem de matérias-primas, logística, insumos e produtos finais. Observação das tendências de mercado também faz parte do negócio para avaliar oportunidades de investimento e monitorar as ações da concorrência.

O Administrador suas áreas de atuação?

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerenciam admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo.

Por que ser um Administrador?

Para melhor gerir seus recursos, tanto financeiros quanto os não financeiros como o relacionamento com as outras pessoas, o saber negociar, como alocar eficientemente os recursos disponíveis, ouvir as pessoas, intermediar conflitos, ver o que os outros não são capazes de enxergar, para possuir a “visão além do alcance”, para ser um visionário consciente, para saber identificar uma boa oportunidade e em muitos casos ser o criador de oportunidade para as outras pessoas. Estudar administração para, planejar a vida, organizar-se para quando as oportunidades aparecerem estar pronto para poder aproveitá-las, dirigir em um caminho no qual se sabe aonde quer chegar e controlar todos os imprevistos que aparecerem nessa jornada difícil que é a vida, tanto pessoal quanto a empresarial.

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 3600 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino e aplicação das aulas no escritório de negócios.

Duração do curso

Duração média do curso: 4 anos – é dividido em 8 semestres

Períodos do curso

Aulas de segunda-feira a sexta-feira

Noturno das 19h às 22:30 h

 Quanto ao estágio?

Estágio O estágio supervisionado não se confunde com o chamado “primeiro emprego”. O estágio supervisionado é antes de tudo, uma atividade curricular da escola, um ato educativo assumido intencionalmente pela escola, de propiciar uma integração dos estudantes com a realidade do mundo do trabalho. Na realidade, o estágio supervisionado propicia ao aluno a oportunidade de qualificação prática, pela experiência no exercício profissional ou social, acompanhado e supervisionado profissionalmente, o que o torna uma atividade facilitadora da obtenção de um trabalho, na maior parte das vezes, do “primeiro emprego”.

O estágio supervisionado normalmente acaba se tornando um excelente trampolim para a obtenção de um emprego. Quando bem trabalhado pela escola, em sala de aula, o estágio supervisionado pode, ainda, proporcionar melhor aproveitamento e desempenho escolar.

Outro benefício a ser garantido pela atividade de estágio, para o aluno, é a da identificação mais clara das opções para a escolha profissional e para a organização de seu perfil de profissionalização.  O aluno poderá iniciar o estágio curricular não obrigatório já no primeiro semestre fazendo os cadastros nos órgão integradores (CIEE, PROE) de estágio.

Definição de Estágio curricular não obrigatório – O estágio não obrigatório é uma atividade curricular desenvolvida pelo estudante, de caráter opcional que visa proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano.

Avaliação do Estágio – As Avaliações são feitas órgãos de estágio e Empresa que contratam os estagiários adquirindo conhecimento prático em vários segmentos dos estágios que são disponíveis CIEE, PROE,

Qual é a nota mínima para aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas e estágios. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 7,0 e frequência acima de 75% nas aulas. A segunda chamada de prova e avaliação tem um custo, deve ser requerida na secretaria, e a instituição disponibiliza de um calendário acadêmico com as datas disponíveis para aplica-las.

O curso é autorizados pelo MEC?

O Curso de Administração é reconhecido pelo portaria ministerial Portaria MEC 3.116, de 04/10/2004

Sobre as aulas práticas Escritório de Negócios?

Nosso Escritório de Negócios tem estrutura completa que atende empresas que necessitem, de consultoria e prestação de serviços, temos softwares especializados para ser facilitar o desenvolvimento da análise da situação da empresa e contamos com professores especializados para a  realização de simulações  práticas e estudos para implantação e viabilização de novos empreendimentos e estruturação de empresas que  necessitem de estudos do mercado consumidor, Os aluno poderão participar desses projetos no formato de  projeto  de extensão de seu curso.

O que se aprende no curso de administração?

Cálculo Aplicado á Administração – Relações e funções, limites, derivadas e diferenciais, pontos extremos de função, integrais e diferenciais, funções de mais de uma variável.

Comunicação Empresarial – A importância da comunicação dentro das empresas e o papel do profissional de administração em relação a este aspecto. Língua Portuguesa como veículo de comunicação. Técnicas de comunicação. Características da Redação Empresarial. Discurso e argumentação. A construção lógica do texto. Interpretação de textos. Produção de textos orais e escritos.

Economia – Ciência e negócios. Origem e evolução da Ciência Econômica. O problema econômico e a atividade de produção. O sistema econômico e a organização da economia contemporânea. Conceitos de Microeconomia. Mecanismos de mercado e a formação de preços.

Introdução á Informática – Evolução histórica da Tecnologia da Informação. Hardware: tipos de hardware, montagem e a manutenção de microcomputadores. Software: sistemas operacionais, automação de escritórios editores de texto, planilhas de cálculo e apresentação de slides.

Teoria Geral da Administração I – Apresenta e discuti o desenvolvimento das teorias da administração, enfatizando as contribuições dos diversos autores ara a compreensão do processo administrativo. Envolve os seguintes assuntos: Origem da administração, as grandes figuras da administração, introdução à TGA, a escola do movimento científico, escola do movimento de relações humanas, O behaviorismo, O estruturalismo, A abordagem dos sistemas abertos, Liderança, Motivação, Tomada de decisões, Os passos importantes para uma organização, leitura obrigatória e resumo de um livro a ser indicado.

Contabilidade Geral – Conceitos básicos de Contabilidade e Patrimônio, Patrimônio Líquido e suas variações, Princípios e Convenções Contábeis, Metodologia Contábil, Planejamento Contábil, Demonstrações Contábeis.

Estatística Aplicada a Administração – Possibilita ao acadêmico a aquisição de noções básicas de estatística, ferramenta indispensável a quase todas as ciências. Aborda os seguintes assuntos: Estatística descritiva. Calculo de probabilidade e variáveis aleatórias. Inferência estatística. Análise de regressão e correlação. Aplicações no campo da administração.

Filosofia e Ética – Proporciona ao aluno de Administração os conhecimentos básicos da Ética e da Filosofia, a fim de ampliar seu instrumental de análise na gestão dos negócios regionais e empresariais, integrando-se aos cenários produtivos, econômicos e sociais. Estuda os seguintes tópicos: Fundamentos filosóficos. Conhecimento. Ciência. Política. Objetividade dos valores. Ética da administração da empresa e do gerente. Cenários novos. Tendências filosóficas.

Metodologia Científica – Conceituação, funções e objetivos da metodologia científica, estrutura e redação de trabalhos científicos, pesquisa bibliográfica, método científico, fato, leis e teorias, hipóteses e variáveis, funções e objetivos da metodologia científica. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, neutralidade científica. A divisão das ciências, a pesquisa o que é e por que se faz pesquisa, tipos de pesquisa, A pesquisa em diversos tipos de documentos (livro, periódicos, monografias, dissertações, teses e documentos eletrônicos), Resumo, resenha, fichamento, artigo científico, monografia. O método científico conceito de método, desenvolvimento histórico do método, concepção atual de método, fato, leis e teorias.

Projeto de pesquisa – A importância da elaboração de um projeto de pesquisa, Os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa, pesquisa quantitativa e qualitativa, leitura, estrutura e redação de trabalhos científicos, estrutura formal e normalização de trabalhos científicos, leitura e redação científica.

Teoria Geral da Administração – Promove e estimula o estudo da Teoria Geral da Administração, enfatizando suas abordagens e perspectivas, com vistas a fornecer aos acadêmicos subsídios quanto à aplicabilidade, importância e utilidade das diversas abordagens administrativas como ferramentas de gestão, essenciais para o alcance dos objetivos organizacionais. Aborda os seguintes temas: teoria do desenvolvimento organizacional, conceitos básicos, dinâmica organizacional, Modelos de D.O., O processo de D.O. , questões para revisão, cultural organizacional, conceito, componentes da cultura organizacional, cultura organizacional e poder, socialização organizacional, exercícios, abordagem sistêmica da administração, O princípio da teoria geral de sistemas, características gerais tipos de sistemas. O enfoque sistêmico na organização.  Questões práticas, abordagem contingencial, origem, conceitos e objetivos da teoria da contingência, sistemas orgânicos e mecânicos, integração e diferenciação dos sistemas organizacionais tecnologia e teoria organizacional, estratégias emergentes de gestão, sistema Toyota de Produção, administração da qualidade total, ética e responsabilidade social, responsabilidade socioambiental, Administração e Globalização, Atividades práticas.

Contabilidade de Custos – Conceitos e terminologia. Implantação do sistema de custos. Custeio por absorção. Classificação e nomenclatura de custos. Esquema básico da Contabilidade de Custos. Bases de rateio: Sem departamentalização, Departamentalização, Custeio ABC. Custeio variável. Custo para decisão: Margem de contribuição, Custo de oportunidade, Análise custo/volume/lucro, Fixação do preço de vendas, Decisão sobre compra ou produção, Custo padrão, Margem bruta ou “mark-up”.

Direito Empresarial I – A disciplina tem como objetivo possibilitar ao futuro administrador o conhecimento da organização do sistema jurídico brasileiro, com noções fundamentais a serem aplicadas nas relações empresa e empregado, empresa e cliente, empresa e Fornecedor, empresa e Estado. Aborda os seguintes assuntos: Direito, Fontes do Direito, O Direito Público, Direito Público Interno Constituição Federal, O direito privado, Direito Civil, Direito Coletivo do Trabalho, Organização da Justiça do Trabalho, Direito Material do Trabalho, Trabalho do Menor, Contrato de Trabalho.

Matemática Financeira – Adquire noções básicas de matemática financeira, ferramenta indispensável ao Curso de Administração. Aplica o conhecimento e o raciocínio matemático as finanças e suas situações problemas. Estuda: Juros simples. Descontos simples. Juros compostos. Descontos compostos. Taxa real. Equivalência de capitais. Anuidades e empréstimo.

Organização Sistemas e Métodos-Organização e planejamento administrativo. Racionalizar o tempo e o espaço. Planejar e estudar arranjo físico. Fazer um organograma estrutural e funcional condizente com a organização. Propor métodos e ferramentas organizacionais.

Sociologia Geral-Sociologia geral e sociologia aplicada à administração. O indivíduo e a organização. Organização formal e informal. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Cultura e Cultura das organizações. Relações Étnico-Raciais.

Administração Financeira e Orçamentária I– Conceitos básicos, formação, significados e objetivos da Administração Financeira. Conceitos e noções do Mercado Financeiro. Estrutura Financeira da empresa. Administração do Capital Circulante. Administração das Fontes e Usos de Recursos. Política de Dividendos. Fontes de Recursos L/P. Análise das Demonstrações Financeira. Orçamentos.

Administração Mercadológica I – Estudo das modificações ocorridas no consumo com a Revolução Industrial e os Programas de Marketing. O comportamento da sociedade de consumo. As modificações nos mecanismos mercadológicos de acordo com os pensamentos de grandes teóricos. Introdução ao marketing, análise ambiental, mercado consumidor, pesquisa de mercado, segmentação de mercado, mix de marketing.

Antropologia Cultural – A disciplina antropológica e o conceito de cultura. Cultura e natureza, meio ambiente e relações sociais. Processos de transição. Tipos de sociedade e formas culturais. A questão tecnológica. História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Direito Empresarial II – A disciplina possibilita ao futuro administrador o conhecimento da organização do sistema jurídico brasileiro, com noções fundamentais a serem aplicadas nas relações empresa e sócios, empresa e governo, tributos, contratos. Aborda os temas: Do Direito da Empresa; Da Sociedade; Propriedade Industrial; O Empresário e os Direitos do Consumidor; Direito Falimentar; Seguro; Direito tributário; Legislação Tributária; Sistema Tributário Nacional.  Obrigação tributária; Crédito tributário; Administração Tributária.

Tecnologia da Informação Aplicada – Atribui ao aluno do curso de administração o conhecimento de base necessário para a utilização do computador em ambiente multiusuário. Envolve os temas: Redes de computadores: conceitos /topologia / comutação de: circuitos; mensagens; pacotes – Tipos de redes: locais: componentes; tipos / Públicos: controle e gerenciamento de redes. Análise de desempenho. Gerenciamento: Segurança / Otimização, Internet, Estudo de casos.

Administração de Sistemas de Informação – Metodologia de elaboração de projetos de sistema de informação. Viabilidade Técnica, econômica e operacional de implementação de sistemas de informação. Gerência de projetos de desenvolvimento de sistemas de informação.

Administração Financeira e Orçamentária II – Formação dos Preços. Ponto de Equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro, Alavancagem Operacional e Financeira. Administração de Fluxo de Caixa. Avaliação e alternativas de Investimentos (Cálculos Financeiros, Taxa Equivalentes, TIR, etc). Planejamento Controle e Usos de Orçamento. Custo de Capital. Planejamento Financeiro. Finanças Coorporativas.

Administração Mercadológica II – Estudo da evolução e aplicações do marketing a partir das modificações nos mecanismos mercadológicos de acordo com o pensamento de grandes teóricos. Composto de marketing: distribuição, preço, e comunicação, planejamento e implementação da estrutura mercadológica, marketing direto e marketing global.

Administração Gestão de Projetos – Atribui ao aluno do curso de administração um conhecimento mais específico e aprofundado sobre linguagem de programação, para o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistêmico para a solução de problemas com a utilização do computador. Reune os seguintes assuntos: Técnica de programação. Lógica de programação. Conceitos básicos. Operadores. Laços. Conceito de endentação. Comandos de decisão. Conceitos de funções. Matrizes. Estruturas.

Psicologia Aplicada ás Organizações – A disciplina será orientada em direção à reflexão e compreensão dos princípios que fundamentam a psicologia e sua aplicação.

Administração de Materiais – Definição, funções, histórico, abrangências e elemento humano. Classificação e codificação dos materiais compras: conceitos e funções, operações, preços, fonte de fornecimento, avaliação e seleção de fornecedores. Norma técnica. Gestão de estoques, armazenamentos, inventário. Just-in-time.

Diagnóstico Organizacional e Elaboração de Projetos – Capacita o acadêmico para análise e diagnóstico da organização, além de ser capaz de elaborar o projeto de pesquisa que Atenda a necessidade diagnosticada. Aborda os seguintes temas: Cultura Organizacional, Tipo e níveis de cultura organizacional, Origem e evolução histórica do estudo da cultura organizacional, Elementos da cultura organizacional, Mudança Organizacional, Processo de mudança, Resistências e consequências da mudança, Tipos de mudança, Áreas e processos  organizacionais, Diagnóstico Organizacional,  Etapas do Diagnóstico, Ferramentas e Elaboração Projeto de Pesquisa,   O que é pesquisa, Estrutura do projeto de pesquisa, Elaboração do projeto de pesquisa, O projeto de pesquisa a partir do diagnóstico.

Jogos Negócios e Vivências Organizacionais – Arquivo e banco de dados. Banco de dados. Modelos conceituais: entidades–relacionamentos, Atributos compostos, Relacionamentos parciais e totais Modelo racional normalizado: Projeto físico, Linguagens de descrição e manipulação, Modelo de redes: Linguagens de descrição e manipulação, Modelos hierárquicos: Estruturas, Linguagens de descrição de manipulação, Modelos orientados a objetos: estruturas, Linguagens de descrição e manipulação: DBs disponíveis: MYSQL e INTERBASE, Dicionário de dados, processamento de consultas.

Mercado Financeiro e de Capitais – Mercado de Capitais. Conceitos Básicos. Estrutura e lógica de funcionamento. Aplicações: os diversos tipos e características. Fundos de investimento. Bolsas de Valores. Projetos de Investimento.

Métodos Quantitativos em Administração – Fornece conhecimentos de pesquisa operacional para a formulação e solução de problemas associados a sistemas empresariais. Aborda os seguintes temas: Histórico da Pesquisa Operacional, Programação linear aplicada à solução de problemas organizacionais, Método Simplex, Técnicas de previsão, Modelos típicos.

Administração de Recursos Humanos – A disciplina será orientada em direção à reflexão e compreensão dos principais aspectos e conceitos em RH que apoiam o processo de gestão de pessoas nas organizações.

Administração Estratégica – Importância do planejamento estratégico; Conceito e ciclo do planejamento; Definição de negócio; Modelos de análise: matriz BCG, matriz FOFA (SWOT), forças competitivas, cenários, análise conjuntural, análise de concorrentes, análise do ciclo de vida da organização; Abordagens de planejamento estratégico: do economicismo prescritivo ao incrementalismo do aprendizado; Administração estratégica; Pensamento estratégico; Vantagem competitiva.

Administração Pública – Organização da Administração Pública. Licitação. Contratos administrativos. Servidores públicos. Desapropriação.  O administrador ou gestor público tem como função organizar as instituições públicas. De forma geral ele trabalha na área governamental (governo federal, governos estaduais e governos municipais) cujo acesso se dá por meio de concursos públicos.

Análise e Projeto de Sistemas I – Atribui ao aluno do curso de administração um conhecimento mais específico e aprofundado sobre projeto de software e análise de sistemas, principalmente no que diz respeito a modelagem e representação gráfica de sistemas com a utilização de ferramentas CASE (Computer Aided Sotfware Engineer) – Ferramentas de Engenharia de Software Auxiliadas por Computador. Aborda os seguintes temas: Fundamentos básicos A técnica de análise de projetos orientados a objetos. Técnicas de Análise e Projeto para desenvolvimento de sistemas de informação. Modelagem de sistemas orientados a objetos.

Estágio Supervisionado I – O Estágio Supervisionado deverá ser elaborado abordando temas específicos e concretos das áreas de estudo da Administração na linha de pesquisa do Curso, como contribuição e aperfeiçoamento dos estudos administrativos.

Tópicos Especiais em Administração I – Atividade vivencial de simulação da gestão de empresas em cenários variados, utilizando softwares específicos. Utilização da técnica de “debreefing” como estratégia de avaliação dos conhecimentos e sentimentos emerge durante a realização da atividade. Análise das causas do sucesso ou fracasso diante das situações enfrentadas. Criação de situações onde o acadêmico deverá utilizar os conceitos adquiridos no curso para lidar com as situações apresentadas.

Administração da Produção – O sistema industrial. As operações de serviços. Estratégias de produção e de operações.  Projeto de bens e serviços. Tecnologia do processo. Planejamento e Controle de Produção e Estoques.  Variáveis no PCPE: nível de serviço, custos, consumo/demanda, lead-time. MRP – Planejamento de Necessidades de Materiais: conceito, componentes e informações, operacionalização, usos e benefícios.

Análise e Projeto de Sistemas II – Tópicos especiais em desenvolvimento de sistemas. Ferramentas emergentes para gestão da tecnologia de informação.

Empreendedorismo – Empreendedorismo, Características dos empreendedores, Papel do empreendedor na sociedade, Visão, oportunidade e criatividade, Oportunidades de negócios, Criação de novos negócios, Plano de negócio, Intra-empreendedorismo.

Estágio Supervisionado II – O Estágio Supervisionado deverá ser elaborado abordando temas específicos e concretos das áreas de estudo da Administração na linha de pesquisa do Curso, como contribuição e aperfeiçoamento dos estudos administrativos.

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social – Sociedade e o Meio Ambiente – Crise Ambiental. Educação Ambiental no ambiente organizacional. Gestão Ambiental na Empresa. Estratégias de Gestão Ambiental. Sistemas de Gestão Ambiental. Desenvolvimento Sustentável e Inovações. Legislação Ambiental. Entidades do terceiro setor. Programas sociais para empresas. Gestão da responsabilidade social. Auditoria social e indicadores. Primeiros passos para implantação da Responsabilidade Social Empresarial.

Tópicos Especiais em Administração II– Temas inovadores em Administração com estudos de casos, Sistemas de Medição de Desempenho. Comportamento Empresarial. Gestão do Conhecimento. Gestão da Qualidade.

Atividade Acadêmica Complementar – As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) envolvem aquelas realizadas pelo acadêmico, vinculadas a sua formação e/ou promovidas pelo curso de Administração, visando à complementação dos conteúdos ministrados e/ou à atualização permanente dos acadêmicos acerca de temas emergentes ligados à Administração, Tecnologia da Informação e Negócios. A carga horária destinada para as AACC deve ser computada para fins de integralização curricular. Podem ser consideradas AACC aquelas realizadas pelo acadêmico que apresentem relação com os conteúdos ministrados no curso.

Grade Curricular detalhada?

Primeiro Semestre I –

  • CÁLCULO APLICADO À ADMINISTRAÇÃO – 80 H
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80 H
  • ECONOMIA – 80 HORAS
  • INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA – 80 H
  • TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I – 80 H

Segundo Semestre II –

  • CONTABILIDADE EMPRESARIAL – 80H
  • ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO – 80 H
  • FILOSOFIA E ÉTICA – 80 HORAS
  • METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – 80 HORAS
  • TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II – 80 HORAS

Terceiro Semestre III –

  • CONTABILIDADE DE CUSTOS – 80 H
  • DIREITO EMPRESARIAL I – 80 H
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA – 80 H
  • ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 80 H
  • SOCIOLOGIA – 80 H

Quarto Semestre IV –

  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I – 80 H
  • ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 80 H
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL – 80 H
  • DIREITO EMPRESARIAL II – 80 H
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA – 80 H

Quinto Semestre V –

  • ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 80 H
  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II – 80 H
  • ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II – 80 H
  • GESTÃO DE PROJETOS – 80 HORAS
  • PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES – 80 H

Sexto Semestre VI –

  • ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS – 80 H
  • DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 80 H
  • JOGOS DE NEGÓCIOS E VIVÊNCIAS ORGANIZACIONAIS – 80 H
  • MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS – 80 H
  • MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ADMINISTRAÇÃO – 80 H

Sétimo Semestre VII –

  • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – 80 H
  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA – 80 H
  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – 80 H
  • ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS I – 80 H
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – 120 H
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO I – 80 H

Oitavo Semestre VII –

  • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – 80 H
  • ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS II – 80 H
  • ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR – 160 H
  • EMPREENDEDORISMO – 80 H
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 120 H
  • GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 80 H
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO II – 80 H

Qual o conselho de classe da categoria?

CRA-PR (Conselho Regional de Administração do Paraná) –  www.cra-pr.org.br/

CRF- (Conselho Federal de Administração) – www.cfa.org.br

Como cadastrar e filiar-se junto ao conselho de classe ao final do curso Administração?

Relação de Documentos para inscrição no CRA – Conselho Regional de Administração

Diploma ou Certificado;

Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação de separação, divórcio, óbito, quando houver);

CPF e RG (caso não possua RG, também será aceito a Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho);

Título de Eleitor e comprovante da última votação eleitoral e/ou Certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral (podendo ser retirada via internet – http://www.tse.jus.br);

Certificado de Reservista (para os homens acima de 18 anos até os 45 anos);

2 (duas) fotos 3/4 (padrão para documento oficial, recente, colorida, sem data e com fundo branco);

Comprovante de Residência, preferencialmente em nome do profissional, emitido nos últimos seis meses;

Recolhimento bancário da taxa fornecida pelo CRA-PR.