Auxiliar de Veterinário e Pet Shops

Auxiliar de Veterinário e Pet Shop

Quem pode se inscrever nos cursos profissionalizantes?

Idade mínima para fazer o curso: 16 anos.

Escolaridade mínima para fazer o curso: Ensino Fundamental completo.

Quais os documentos necessários para a matrícula?

Fotocópias do CPF.

Fotocópias da Carteira de Identidade.

Foto 3×4 (recente); ou tirar foto na webcam da instituição.

Fotocópias do comprovante de residência.

Fotocópias da carteira de vacinação.

Contrato de prestação de serviço educacional fornecido pela Instituição, devidamente preenchido e assinado pela instituição e pelo aluno, se o aluno for menor de 18 anos pelo responsável.

Curso Auxiliar de Veterinário e Pet Shops?

Profissional que Auxilia o Médico Veterinário e/ou Profissional Responsável, no atendimento e orientação ao cliente, nos procedimentos de consulta, estética animal e orientações em geral. Ao término do curso você estará qualificado para trabalhar em Clínicas e Hospitais Veterinários, Pet Shops e Casas Agropecuárias indicado para tosadores, recepcionistas de Pet Shops e clínicas veterinárias ou pessoas que gostariam de ingressar na profissão antes de iniciar a faculdade de medicina veterinária.
Com a evolução da medicina veterinária para animais domésticos o médico veterinário está a cada dia, concentrando suas atividades nas ações mais complexas, e necessitando de um auxiliar bem preparado para ajudá-lo nas demandas das clínicas para pequenos domésticos. O Auxiliar veterinário é uma profissão crescente e uma excelente porta de entrada para pessoas que pretendem ingressar na área. Ideal para quem pretende cursar uma faculdade de medicina veterinária, ou quem já está estudando e gostaria de antecipar o ingresso na área antes de concluir a faculdade.

O que é o Veterinário?

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

O Auxiliar de Veterinário e Pet Shops?

Auxilia o veterinário em procedimentos de curativos, ou até durante uma cirurgia. O auxiliar veterinário trabalha junto a médicos veterinários, clínicas veterinárias, hospitais veterinários, laboratórios etc. Além do piso salarial, quem trabalha no período noturno tem direito a um adicional de 50%, também a horas extras de 100% e outros benefícios que variam de acordo com a empresa. A profissão de auxiliar veterinário é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego. O profissional da área tem como principais atividades ajudar nos curativos e procedimentos de assepsia ou até mesmo ajudar durante uma cirurgia e auxiliar o médico veterinário em alguns procedimentos realizados, ajudando e apoiando nas técnicas aplicadas nos animais.

Campos de Atuação?

Clínicas médicas e cirúrgicas veterinárias.

Pet Shops.

Hospitais Veterinários.

Casas agropecuárias.

Entre outros lugares que cuidem de animais.

Qual a média salarial?

A média salarial do Auxiliar de Veterinário e Pet Shops está entre R$ 1.200,00 e R$ 1.800,00 Informações salariais: Catho Online

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 70 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino e 20 hora/aula de estágio supervisionado em hospitais veterinários e Pet Shop conveniados.

Duração do curso

Entre 5 e 6 meses somando as aulas teóricas, práticas e estágio.

Qual o horário dos cursos oferecidos?

Períodos do curso

Aulas de quinta-feira

Noturno das 19h às 22h

Quem são os docentes da OPÇÃTEC?

Nosso corpo docente e formado de profissionais com formação superior e especialização e atuação na área, contamos com Mestres e Doutores, porem em virtude dos cursos técnicos serem modulares e os professores contratados por disciplinas, levando em consideração que a principal atividade profissional deles em hospitais e instituições de saúde, e seus turnos de jornada de trabalho sofre mudanças constante, assim podemos informar os docentes atuais, e garantir que a qualidade do quadro sempre rege o mesmo padrão.

Uso de uniforme?

O uniforme e obrigatório pois o aluno de um curso na área de saúde deve vir as aulas com jaleco branco de manga longa para as atividades práticas, qual tenha pelo menos sua identificação pessoal e do curso.

Quanto ao estágio?

Períodos de estágio – A coordenação do Sistema Educacional OPÇÃOTEC fornece aos alunos toda a documentação necessária para o convênio de estágio, mas é o aluno, através de seu empenho, que busca o espaço de estágio junto às clínicas veterinárias e Pet Shops de Maringá e região. A instituição, em alguns casos, quando há procura das clínicas veterinárias e Pet Shops, encaminha ao aluno que se prontificar a fazer dentro dos horários que são determinados pela instituição. No período de estágio não haverá aulas teóricas, portando o estágio substitui o período de aula em sala.

Custo do estágio – O custo de cada estágio até o presente momento não há custo. É necessário que o aluno procure uma instituição qual ele faça seu Seguro de Acidente Pessoal especifico para aluno pelo período de estágio, sem este seguro as instituição de saúde não permite a permanência do aluno.

Definição de Estágio profissional obrigatório – É uma conformidade ao perfil da profissão para a conclusão do curso, o estágio obrigatório não pode ser remunerado, o aluno deverá ter 100% de frequência.

Avaliação do Estágio – Envolve a frequência e o aproveitamento levando em consideração o comportamento, conhecimento e desempenho.

Comportamento: O cumprimento dos princípios éticos e morais que regem a vida profissional, comprometimento com o desenvolvimento do trabalho, valorizando a iniciativa, criatividade e a capacidade do discente de reflexão crítica e interação com os colegas, professores e outros profissionais.

Conhecimento: Avaliar a aplicação dos conhecimentos técnicos de enfermagem inerentes a sua função de acordo com a Lei do Exercício Profissional, resgatando os conceitos de saúde mental e a relação teoria-prática.

Desempenho: Avaliar a capacidade do aluno na comunicação verbal, não verbal e escrita, saber lidar com o sofrimento humano, receptividade nas orientações, aplicação das técnicas de comunicação terapêutica voltadas para a melhora do paciente, aplicação e execução das técnicas de enfermagem, entre outros.

Uniforme de estágio?

Uniforme sempre de cor branca – calça comprida, blusa, camisa ou camiseta com manga, sapato branco de couro e Jaleco.

As mulheres com o cabelo preso, perfume suave, maquilagem suave, é proibido o uso de roupa transparente, curta ou decotada e assessórios.

Os homens com a barba feita, cabelo curto, unhas curtas, asseados e desodorizados é proibido o uso de assessórios.

O uniforme e obrigatório e o custo é do aluno, não estando embutido no valor da mensalidade.

Condutas: Comparecer ao local de estágio com 10 minutos de antecedência. Após o horário e por relevante, o aluno entrará somente com autorização prévia do professor.

É proibido se ausentar do local de Estágio sem a comunicação prévia ao professor.

Não é permitida falta. Em caso de falta justificada conforme item do Sistema de Avaliação, Recuperação e Promoção, o aluno deverá fazer a reposição do estágio, fora do período letivo.

Qual é a nota mínima para aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas e estágios. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 6,0 e frequência acima de 75% nas aulas teóricas e práticas, e 100% no estágio, avaliação por conselho de classe e a reprova em uma disciplina do módulo implicará em refazer o módulo na integra. A segunda chamada de prova e avaliação tem um custo, deve ser requerida na secretaria, e a instituição disponibiliza de um calendário letivo com as datas disponíveis para aplica-las.

Certificação: A certificação será concedida ao aluno que tiver média 6,0 em cada disciplina e frequência acima de 75% nas aulas teóricas e práticas, e 100% no estágio. O certificado é emitido pela instituição de ensino. O Diploma Curso Profissionalizante é reconhecido em todo Território Nacional.

O curso é autorizados pelo MTE?

O sistema Educacional OPÇÂOTEC e uma instituição reconhecida e autorizada pela MEC–Ministério da Educação, CEE-Conselho Estadual de Educação e SEED–Secretaria de Estado de Educação, emitido em conformidade com a lei 9394/96, Lei de diretrizes e Bases da Educação, e regulamentado pelo decreto-Lei 5154/2004.

O que se aprende no curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shops?

Introdução ao Curso Auxiliar Veterinário –   O que e um auxiliar de veterinário, importância do serviço aos pequenos animais, características semelhante ao enfermeiro, importância da profissão, responsabilidades, deveres e direitos.

Atendimento e Vendas – Perfil do atendente de clínica veterinária, perfil do atendimento de pet shop, atendimento e vendas em casa agropecuárias.

Autocuidado e Biossegurança – Higiene pessoal, higiene no ambiente de trabalho, contaminações.

Comportamento e Contenção Animal – Comportamento animal, psicologia animal, contenção animal, uso de mordaça e focinheira.

Enfermagem Veterinária – Noções de farmacologia, administração de medicamentos, práticas de enfermagem veterinária, auxiliar cirurgia, curativos e outros.

Saúde Pública – Estudos das zoonoses, vírus, fungos, protozoários, helmintos, ácaros, vacinação, vermifugação ou everminação, controle de pulgas e parasitas.

Anatomia e fisiologia animal – Estuda conceitos básicos integrados sobre anatomia, morfologia, microscopia e funcional dos órgãos e sistemas do animal e seus mecanismos reguladores, descrevendo os aspectos morfofuncionais dos sistemas esqueléticos, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor, endócrino, tegumentar e nervoso.

Nutrição Animal – Fundamentos de nutrição: nutrientes básicos; tipos de dietas; metabolismo basal. Nutrição nos diversos períodos do ciclo vital.

Estética Animal – Banho em cães de todos os tamanhos, banho e tosas em gatos, tosa padrão das raças, tosas na tesoura, hidratações, banhos terapêuticas, cauterizações.

Ética e Legislação – Instrumentação dos conhecimentos no exercício da profissão. Ética profissional e a legislações vigentes no pais.

Noções de primeiros socorros –  Em caso de acidentes, atropelamentos de cães e gatos, cortes e feridas em cães e gatos, envenenamento, queimaduras, kit de primeiros socorros preparado em casa.

Grade Curricular detalhada?

Módulo Único –

  • Introdução ao Curso Auxiliar Veterinário (02h)
  • Atendimento e Vendas (02h)
  • Autocuidado e Biossegurança (08h)
  • Comportamento e Contenção Animal (04h)
  • Prática Comportamento e Contenção Animal (04h)
  • Enfermagem Veterinária (04h)
  • Prática Enfermagem Veterinária (08h)
  • Saúde Pública (16h)
  • Anatomia e fisiologia animal (08h)
  • Nutrição Animal (04h)
  • Estética Animal (04h)
  • Prática Estética Animal (02h)
  • Ética e Legislação (2h)
  • Noções de primeiros socorros (2h)
  • Estágio Profissional Obrigatório em Clínica Veterinária (12h)
  • Estágio Profissional Obrigatório em Pet Shop (8h)

Matricule-se