Geografia

GEOGRAFIA

Quem pode se inscrever nos cursos de Graduação?

Idade mínima para fazer o curso: 18 anos.

Escolaridade mínima para fazer o curso: Ensino Médio completo ou estar cursando o Ensino Médio com previsão de conclusão concomitante ao curso graduação.

Quais os documentos necessários para a matrícula?

Fotocópias do certificado de conclusão de ensino médio se já concluído ou declaração de devidamente matriculado no ensino médio caso cursando, ou certificado curso equivalente.

Fotocópias do Histórico Escolar do Ensino Médio.

Fotocópias do CPF.

Fotocópias da Carteira de Identidade.

Foto 3×4 (recente); ou tirar foto na webcam da instituição.

Fotocópias do comprovante de residência.

Fotocópias da carteira de vacinação.

Contrato de prestação de serviço educacional fornecido pela Instituição, devidamente preenchido e assinado pela instituição e pelo aluno, se o aluno for menor de 18 anos pelo responsável.

Habilitação?

Licenciatura em Geografia.

Eixo tecnológico?

Educação.

Atributos do Profissional?

O profissional deverá ter perfil para a pesquisa acadêmica e para o ensino de conhecimentos específicos na área de Geografia. Para tanto, fornece o instrumental teórico e prático necessário à realização de pesquisas de cunho científico, informando sobre os diversos métodos de pesquisa existentes, preparando para o trabalho com os diferentes instrumentos de coleta e organização de dados, notadamente os cartográficos, que incluem a leitura e confecção de cartas temáticas, a interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites. Prepara o profissional, também, para o desenvolvimento de pesquisas de campo, levantamentos e elaboração de diagnósticos, e relatórios de pesquisa, tanto em órgãos do setor público como em instituições privadas e organizações da sociedade civil.

O Geógrafo como características profissionais deve ter uma boa memória, capacidade de análise e sensibilidade para interpretar aspectos econômicos, físicos, humanos e sociais, buscando relações entre estes aspectos para melhor compreender a realidade.

Curso de Geografia                   

O curso de Geografia tem por objetivos formar professores licenciados para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio, bem como formar geógrafos para atuarem nas áreas de planejamento e gestão do território e na pesquisa geográfica. Duração média do curso: 3,¹/2 anos – 7 semestres.

O que o geógrafo faz?

Os profissionais formados devem ser capazes de realizar levantamentos, proceder à análise, à representação, à prospecção dos problemas geográficos, propor soluções, acompanhar e participar do aprimoramento das abordagens científicas relacionadas ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico, planejamento urbano, criação de projetos de prevenção do impacto ambiental e prevenção do meio ambiente, elaboração de mapas e cartas geográficas, na Habilitação de Licenciatura estará se aprendendo a didática em sala de aula no ensino fundamental e médio.

O Geógrafo suas áreas de atuação?

Para o profissional habilitado em Geografia, o mercado de trabalho abrange as escolas públicas e particulares, órgãos da administração pública e empresas estatais.
O geoprocessamento, que é a análise do território pelo computador, e a geografia ambiental são campos de trabalho em intenso crescimento.

O curso de Geografia também forma profissionais para atuar em nas áreas do ensino e da pesquisa, planejamento e gestão do território. Cada habilitação apresenta as especificidades inerentes a essas duas áreas, ou seja: a formação de professores competentes e conscientes, capazes de proporcionar sólidos conhecimentos geográficos aos alunos; e a formação de geógrafos munidos de um arsenal técnico e científico, capazes de atuar adequadamente na pesquisa e na administração dos problemas de ordem geográfica.

Por que ser um Geógrafo?

Com as novas Diretrizes Curriculares, fica claro o reconhecimento da profissão de professor. Os professores/educadores devem ser instrumentalizados para a prática pedagógica, fazendo-se necessário a inclusão no currículo de disciplinas com cunho didático pedagógico para formar professores com capacidade de lerem as novas realidades sócio-espaciais e inserir seus alunos no mundo globalizado, formando cidadãos críticos, conscientes e participativos na construção de uma sociedade mais justa.

Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos de graduação?

Sim, Prova de vestibular com seleção através de sua pontuação após a aprovação é só matricular e iniciar o curso.

Qual a média salarial?

A média salarial de professor de Geografia está entre R$ 1.800,00 e R$ 4.900.00, atuando em escolas no ensino para 40 horas semanais. Informações salariais: Catho Online

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 3340 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino e estágios obrigatórios.

Duração do curso

Duração média do curso: 3¹/2  anos – é dividido em 7 semestres

Qual o horário dos cursos oferecidos?

Períodos do curso

Aulas de segunda-feira a sexta-feira

Noturno das 19h às 22:30 h

Qual o valor da matrícula?

Não será cobrado taxa de matrícula, fica definido que a primeira mensalidade será paga no momento da matrícula para efetivação do contrato.

Quem são os docentes da Instituição

Nosso corpo docente e formado de profissionais com formação superior e especialização e atuação na área, contamos com Mestres e Doutores, e os professores contratados por disciplinas, levando em consideração que a principal atividade profissional sua experiência profissional e acadêmica em diversos níveis de ensino superior.

Quanto ao estágio?

Estágio O estágio supervisionado não se confunde com o chamado “primeiro emprego”. O estágio supervisionado é antes de tudo, uma atividade curricular da escola, um ato educativo assumido intencionalmente pela escola, de propiciar uma integração dos estudantes com a realidade do mundo do trabalho. Na realidade, o estágio supervisionado propicia ao aluno a oportunidade de qualificação prática, pela experiência no exercício profissional ou social, acompanhado e supervisionado profissionalmente, o que o torna uma atividade facilitadora da obtenção de um trabalho, na maior parte das vezes, do “primeiro emprego”.

O estágio supervisionado normalmente acaba se tornando um excelente trampolim para a obtenção de um emprego. Quando bem trabalhado pela escola, em sala de aula, o estágio supervisionado pode, ainda, proporcionar melhor aproveitamento e desempenho escolar.

Outro benefício a ser garantido pela atividade de estágio, para o aluno, é a da identificação mais clara das opções para a escolha profissional e para a organização de seu perfil de profissionalização.

Definição de Estágio curricular obrigatório – O estágio obrigatório é uma atividade curricular desenvolvida pelo estudante, de caráter obrigatório que visa proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano. O aluno inicia o estágio curricular obrigatório da habilitação de Licenciatura em Geografia  no quarto semestre, em colégios da rede particular e/ou estadual.

Avaliação do Estágio obrigatório – As avaliações são formalizadas pelos colégios e escolas conveniadas supervisores pedagógicos que estarem em contato direto com os futuros professores alunos da instituição para assim os mesmo adquirir experiência didática e prática em sala de aula  preparando assim para o mercado de trabalho.

Qual é a nota mínima para aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas e estágios. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 7,0 e frequência acima de 75% nas aulas. A segunda chamada de prova e avaliação tem um custo, deve ser requerida na secretaria, e a instituição disponibiliza de um calendário acadêmico com as datas disponíveis para aplica-las.

Colação de Grau?

Para a conclusão do curso é obrigatório a participação do aluno, a Faculdade Andreotti realiza a cada semestre a cerimônia de Colação de Grau dos concluintes dos Cursos Graduação, data está definida pela instituição com programação no calendário acadêmico. É um momento de concretização de sonhos e início de novas etapas, por isso a importância. Os procedimentos são os padrões de uma Colação de Grau, onde todos os formandos, de beca, assinarão a ata, receberão um certificado de conclusão, após a colação de grau deverão fazer a solicitação na Central de Atendimento ao Aluno para emissão de seu diploma.

O curso é autorizado pelo MEC?

O Curso de Geografia é Autorizado pela portaria ministerial do MEC, nº 769, de 23/3/2006.

O que se aprende no curso de geografia?

Cartografia Geral I – Fundamentos e Aplicação – História da Cartografia, coordenadas geográficas. Fusos horários, cartas magnéticas, convenções e projeções cartográficas. Topologia e interpretação de cartas. Noções de Geodésica elementar. Confecções e reprodução de mapas. Mapas especiais e científicos. Teorização cartográfica e semiologia: as variáveis visuais.

Geologia Geral e Ambiental – Introdução a Ciências Geológicas. Constituição da crosta terrestre. Mineralogia; propriedade física, química e morfologia dos minerais; Pedologia: origem e classificação dos solos, prática de campo. Prospecção e exploração mineral e as principais consequências. Impactos em ambientes Geológicos. Conceitos básicos sobre direito ambiental. Exploração de recursos naturais e seus efeitos. Situação da política ambiental brasileira.

Iniciação aos Estudos Geográficos – Origem, objeto, princípios e conceitos da Geografia humana e da Geografia Física. Relação homem-natureza e relação espaço-tempo. Ambiente Físico e o homem. Processos de desenvolvimento da natureza e os Geossistemas.

Sociologia Geral – Conceituação geral da Sociologia. Estudo das teorias sociológicas que fundamentam a realidade sociocultural da sociedade moderna em expansão e suas implicações nos avanços científicos tecnológicos, no processo de industrialização, monopólio, globalização e expansão do espaço geográfico.

Antropologia Cultural – Conceituação e Objetivos. Divisões. Campo Ciências a fins Antropologia Aplicada. Natureza da Cultura. A evolução humana desenvolvimento biológico do homem. Desenvolvimento cultural do homem. Relação tempo espaço dos aspectos da cultura humana: Fertilidade, propriedades e desigualdades, guerras, família, parentes, sexualidade, raças e etnias.

Climatologia Geral – Conceitos de Climatologia e meteorologia. A atmosfera. Elementos formadores do clima e fatores climáticos. Dinâmica geral da atmosfera. Massas de ar e massas de ar atuantes no Brasil. Classificações climáticas. A climatologia Geográfica. Climatologia aplicada.

Evolução do Pensamento Geográfico – Pressupostos da Geografia na Antiguidade e Idade Média. A estruturação da ciência geográfica e a gênese da Geografia Moderna. A Geografia clássica: escola alemã e francesa e a gênese da Geografia Moderna. Os paradigmas que marcaram a primeira metade do século XX. A crise da Geografia e seu processo de renovação. O desenvolvimento da geografia no Brasil.

Geomorfologia Geral – Introdução ao conhecimento científico. Estudo dos métodos científicos e técnicas de pesquisa para realização de trabalhos científicos. Normas para apresentação de documentos. Roteiro de elaboração de projeto de pesquisa em Geografia. Os fundamentos teóricos do método científico aplicado à Ciência Geográfica.

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia – Introdução ao conhecimento científico. Estudo dos métodos científicos e técnicas de pesquisa para realização de trabalhos científicos. Normas para apresentação de documentos. Roteiro de elaboração de projeto de pesquisa em Geografia. Os fundamentos teóricos do método científico aplicado à Ciência Geográfica.

Biogeografia – Conceituação de biogeografia como ciências. Organografia e fisiologia vegetal da vida e as regiões e territórios bio e zoogeográficos. História geológica da vida. Fatores que concorreram para distribuição das espécies. Associações vegetais e animais. O homem e sua ação sobre a fauna e a flora nas diversas regiões botânicas.

Geografia Econômica – A geografia Econômica e relações econômicas na sociedade contemporânea. A produção e reprodução das relações econômicas na sociedade capitalista. A divisão do trabalho na sociedade capitalista. Teorias da distribuição do processo econômico. Os processos de produção, de transformação da natureza e de organização do espaço.

Hidrogeografia – O Ciclo hidrológico na natureza. Abordagem do comportamento da água enquanto elemento da natureza, regido por leis próprias e específicas. A água como recurso, subordinado as regras que regem as relações de produção no âmbito da sociedade.

Organização Estrutura e Funcionamento do Ensino – Estudo da Estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais e constitucionais.Sistema Escolar. Sistema Escolar Brasileiro. Leis 4.024/61; 5.692/71 e 9.394/96. O Currículo do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Ensino Supletivo. Fundamentos Legais do Currículo. Elaboração do Currículo do Ensino Médio. Regimento Escolar. Currículo no Paraná. Novas Propostas

Teoria da Região, Regionalização e Organização do Espaço – Conceito de Região uma abordagem histórica. O papel do Estado no processo de produção, reprodução do espaço. Desenvolvimento Desigual e combinado e a regionalização do mundo. O espaço geográfico.

Didática Aplicada ao Ensino de Geografia – Análise e avaliação crítica dos elementos teórico-metodológicos do processo de reconstrução do saber didático e do processo de ensino. Análise do processo de planejamento e avaliação do rendimento escolar. Concepções, procedimentos e instâncias de avaliação escolar. A questão do método dialético na prática pedagógica. Educação e o processo de ensino-aprendizagem: conceitos e premissas.

Geografia Regional do Brasil – Caracterização do quadro natural do Brasil. A organização regional do espaço brasileiro e a visão geográfica das desigualdades regionais. Região e a divisão inter-regional do trabalho. Produção, organização do espaço agrário regional. O Estado e as políticas Regionais.

Organização do Espaço Mundial – Organização espacial da sociedade mundial. Caracterização da Ásia, América, Europa, África e Oceania quanto às condições naturais e sócio econômicas. As relações políticas e socioculturais inter e intrapotências e as questões ecológicas. A configuração do espaço subdesenvolvido versus desenvolvidos.

Prática de Ensino I – Instrumentalização Estágio Supervisionado Vivência Escolar – Estágio supervisionado em ensino de geografia com orientação didático-pedagógica. Para Orientação didático-pedagógica para o estágio supervisionado do ensino da Geografia.  Regência escolar. Desenvolvimento e aplicação de cursos pilotos sobre ensino para professores. Elaboração do relatório final.

Psicologia da Educação – Dinâmica de classe e relacionamento professor-aluno. As bases do comportamento humano: aprendizagem-conceito, formas e avaliação. Estudo especial da infância e da adolescência. Implicações pedagógicas.

Cartografia II – Ensino e Representação Cartográfica – Origens, conceitos e desenvolvimento de trabalhos cartográficos no ensino de geografia. A técnica de cartografia e o aprendizado na escola. O uso de mapas e gráficos nos livros didáticos. Do abstrato ao concreto a construção da realidade. A importância do uso de Atlas no ensino de geografia.

Geografia Agrária – O caráter geográfico do fato agrário. Organização das atividades agrárias. A propriedade rural: estrutura fundiária, relações de produção e regime de exploração agrícola; produtividade. Questão Agrária e questão Agrícola. Os fatores da organização  agrária; condições naturais e históricas, infraestrutura  técnica e mercados.

Geografia da População – O conceito de população. Evolução dos estudos de geografia da população. Distribuição da população no tempo e no espaço. Análise da composição da população. Políticas demográficas. Problemas demográficos do Brasil e do mundo.

Geografia Urbana – Conceito e História do Espaço Urbano. A construção e a apropriação das cidades no processo histórico das formações sociais. O planejamento urbano e questões ambientais.

Prática de Ensino Ii–Instrumentalização Estágio Supervisionado Vivência Escolar – Estágio supervisionado em ensino de geografia com orientação teórico-metodológica para o entendimento do ensino/aprendizagem de Geografia no ensino fundamental e médio. Desenvolvimento de técnicas e métodos para ensinar geografia no ensino fundamental e médio. Regência de classe e trabalho interdisciplinar.  Atividades didáticas pedagógicas de geografia, através de situações concretas.

Geopolítica, Globalização, Território e Redes – Geopolítica, conceito e origens, Análise do mundo: A colonização e descolonização; as Revoluções industriais; a competição entre as nações e a balança de poder; as guerras mundiais; a bipolaridade no sistema internacional. O fim da Guerra Fria. A unimultipolaridade, a dinâmica comercial no mercado globalizado. Território e territorialidade e a construção do espaço. A formação de redes no território.

Informática Aplicada ao Ensino de Geografia – Informática básica. Softwares educacionais no ensino de geografia usos e aplicações. Sistema operacional e sistema de aplicativos: aplicações na área de geografia. Redes de comunicação de dados: redes locais, internet. A pesquisa geográfica e a internet.  O uso de computadores para aquisição, armazenamento, gerenciamento, analise e exibição de dados espaciais e/ou geográficos.

Planejamento Regional e Ambiental – Análise de diferentes concepções teóricas e práticas do planejamento e de planificação do território. O planejamento governamental e setorial. teorias e estratégias de desenvolvimento regional. O planejamento e  as desigualdades regionais.

Prática de Ensino III – Instrumentalização Estágio Supervisionado Vivência Escolar -Estágio supervisionado em ensino de geografia com orientação didático-pedagógica. Para Orientação didático-pedagógica para o estágio supervisionado do ensino da Geografia. Estágio supervisionado de atividades didático-pedagógicas, com orientação específica para o ensino da Geografia, através de atividades em situações concretas de prática de regência de classe.

Tópicos Especiais I – Conceitos, definições, seminários, geográficas, ambientais e/ou outras áreas  atualização de conteúdos e outros.

Educação Ambiental – As políticas públicas Ambientais. Os tratados internacionais e a Agenda 21. A utilização dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Geografia e a educação ambiental e o processo de interdisciplinaridade.

Geografia do Paraná – A evolução histórico-geográfica do Estado do Paraná. Análise e caracterização dos principais elementos espaciais da Geografia paranaense.

Prática de Ensino I–Instrumentalização Estágio Supervisionado Vivência Escolar – Estágio supervisionado em ensino de geografia com orientação didático-pedagógica. Para orientação didático-pedagógica para o estágio supervisionado do ensino da Geografia.  Regência escolar. Desenvolvimento e aplicação de cursos pilotos sobre ensino para professores. Elaboração do relatório final.

Produção Textual e o Ensino de Geografia – Estrutura Textual: formas de organização e implicações no processo de comunicação. Ideia central e secundária. Emprego de conjunções e pronomes relativos. Organização das ideias, núcleo, desenvolvimento e conclusão. Preparação de textos científicos. Produção de textos descritivos e dissertativos.

Sensoriamento Remoto – Fundamentação teórica do sensoriamento remoto. Análise e interpretação dos produtos obtidos pela teledetecção com aplicação na ciência geográfica e ensino.

Grade Curricular detalhada?

Primeiro Semestre I –

  • CARTOGRAFIA GERAL I – FUNDAMENTOS E APLICAÇÃO – 120 H
  • GEOLOGIA GERAL E AMBIENTAL – 120 H
  • INICIAÇÃO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS – 120 H
  • SOCIOLOGIA GERAL- 80 H

Segundo Semestre II –

  • ANTROPOLOGIA CULTURAL – 80 H
  • CLIMATOLOGIA GERAL – 80 H
  • EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO – 80 H
  • GEOMORFOLOGÍA GERAL – 80 H
  • MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA – 80 H

Terceiro Semestre III –

  • BIOGEOGRAFIA – 80 H
  • GEOGRAFIA ECONÔMICA – 80 H
  • HIDROGEOGRAFIA – 80 H
  • ORGANIZAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO – 80 H
  • TEORIA DA REGIÃO, REGIONALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO – 80 H

Quarto Semestre IV –

  • DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – 40 H
  • GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL – 120 H
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL – 120 H
  • PRÁTICA DE ENSINO I – INSTRUMENTALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIVÊNCIA ESCOLAR – 80 H
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 80 H

Quinto Semestre  V –

  • CARTOGRAFIA II – ENSINO E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA – 80 H
  • GEOGRAFIA AGRÁRIA – 80 H
  • GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO – 80 H
  • GEOGRAFIA URBANA – 110 H
  • PRÁTICA DE ENSINO II–INSTRUMENTALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIVÊNCIA ESCOLAR – 120 H

Sexto Semestre VI –

  • GEOPOLÍTICA, GLOBALIZAÇÃO, TERRITÓRIO E REDES – 80 H
  • INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – 80 H
  • PLANEJAMENTO REGIONAL E AMBIENTAL – 120 H
  • PRÁTICA DE ENSINO III–INSTRUMENTALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIVÊNCIA ESCOLAR – 120 H
  • TÓPICOS ESPECIAIS I – 40 H

Sétimo Semestre VII –

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 80 H
  • GEOGRAFIA DO PARANÁ – 80 H
  • PRÁTICA DE ENSINO I– INSTRUMENTALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIVÊNCIA ESCOLAR – 80 H
  • PRODUÇÃO TEXTUAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA – 80 H
  • SENSORIAMENTO REMOTO – 120 H

Qual o conselho de classe da categoria?

CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) –  http://www.confea.org.br/

Como cadastrar e filiar-se junto ao conselho de classe ao final do curso Geografia?

Relação de Documentos para inscrição no CREA – Conselho Regional de Engenharia , Arquitetura

Diploma ou Certificado;

Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação de separação, divórcio, óbito, quando houver);

CPF e RG (caso não possua RG, também será aceito a Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho);

Título de Eleitor e comprovante da última votação eleitoral e/ou Certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral (podendo ser retirada via internet – http://www.tse.jus.br);

Certificado de Reservista (para os homens acima de 18 anos até os 45 anos);

2 (duas) fotos 3/4 (padrão para documento oficial, recente, colorida, sem data e com fundo branco);

Comprovante de Residência, preferencialmente em nome do profissional, emitido nos últimos seis meses.