Instrumentação Cirúrgica

ESPECIALIZAÇÃO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

 

O que é Cirurgia

É a parte do processo terapêutico em que o cirurgião realiza uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente. A cirurgia é caracterizada por três tempos principais, diérese: divisão dos tecidos que possibilita o acesso à região a ser operada, hemostasia: parada do sangramento, síntese: fechamento dos tecidos, exérese.

 O que é Centro Cirúrgico

É um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.  “O centro cirúrgico é um setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas, visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada”. Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção.

 O que é Especialista em Instrumentação Cirúrgica

O Especialista em Instrumentação Cirúrgica realiza procedimentos relacionados à instrumentação cirúrgica e atividades de enfermagem realizadas antes durante e depois do ato anestésico-cirúrgico, além de procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos. O especialista trabalha sempre sob supervisão do enfermeiro.

 Campos de Atuação

Em hospitais e clínicas particulares, nos setores de Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Sala de Anestesia e Central de Materiais Esterilizáveis.

Carga horária

300 horas/aulas de teoria/prática na unidade de ensino,

mais estágio supervisionado, em empresas credenciadas qual é responsabilidade do aluno.

Quem pode fazer?

Ter concluído o Curso Técnico em Enfermagem.

Sobre o estágio?

Todas as despesas relativas ao estágio, como por exemplo:

Roupa Branca, jaleco, EPI’s, taxas cobradas pela empresa, seguro de vida, despesas com o local, translado, são pura e exclusivamente de responsabilidade do aluno, ou seja, do estagiário.

Avaliação e Certificação

O professor avaliara o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 6,0 e frequência acima de 75%, pode ser aplicado conforme necessidade avaliação por conselho de classe e a reprova em uma disciplina do módulo implicará em refazer o módulo na integra.

A certificação será concedida ao aluno que tiver média 6,0 em cada disciplina e frequência acima de 75%, concluir os módulos teóricos e estágios. O certificado e emitido pela instituição de ensino, perante autorização do CEE-Conselho estadual de Educação e liberação da SEED–Secretaria de Estado da Educação, sendo que o prazo para entrega do Diploma fica vinculado ao processo de autorização e liberação do Sistema Estadual o qual temos a obrigação de enviar os documentos, processos e relatórios a nos pertinentes, mas não temos poder de interver ou acelerar.

Programa.

Ambiente Cirúrgico e Ambientação Profissional

Controle de Infecção Hospitalar

Noções Básicas de Anestesiologia Dirigida a Enfermagem

Promoção da Biossegurança nas Atividades de Instrumentação Cirúrgica

Técnicas, Procedimentos Pré-Cirúrgicos e Central de Materiais

Estágio Profissional Supervisionado