Massoterapia

 O que é o Massoterapeuta?

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, de direcionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes. O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários sites. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros. O massoterapeuta é o responsável pela seleção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

Campos de Atuação?

Geralmente, os profissionais massoterapeutas atuam como autônomos com atendimentos particulares ou podem trabalhar como terceirizados em casas de repouso, spas, academias, clínicas de estética, eventos, entre outros.

Hoje em dia, a massagem já conquistou um enorme espaço nas empresas nacionais e multinacionais que acabam por contratar terapeutas para fazer massagem em seus funcionários durante o expediente. O conceito de massagem está mudando e a população em geral está se familiarizando com a visão de que uma massagem pode ser tanto relaxante e terapêutica.

Esta mudança de visão quebra muitos tabus e isto é uma grande vantagem para quem está entrando no mercado da massoterapia.

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 80 horas/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino.

Duração do curso

Entre 5 e 6 meses somando as aulas teóricas, práticas e estágio.

Grade Curricular detalhada

Termos de direção e decúbito (4h)

Anatomia e Fisiologia (8h)

Patologias (4h)

Anamnese (4h)

Cuidados do Massoterapeuta (4h)

Particularidades da Massagem (4h)

Componentes e Movimentos da Massagem (4h)

Pratica Componentes e Movimentos da Massagem (8h)

Massagem Ocidental (8h)

Pratica Massagem Ocidental (8h)

Massagem Oriental (4h)

Pratica Massagem Oriental (8h)

Técnicas Complementares (4h)

Pratica Técnicas Complementares (8h)