Massoterapia

Quem pode se inscrever nos cursos profissionalizantes?

Idade mínima para fazer o curso: 16 anos.

Escolaridade mínima para fazer o curso: Ensino Fundamental completo.

Quais os documentos necessários para a matrícula?

Fotocópias do CPF.

Fotocópias da Carteira de Identidade.

Foto 3×4 (recente); ou tirar foto na webcam da instituição.

Fotocópias do comprovante de residência.

Fotocópias da carteira de vacinação.

Contrato de prestação de serviço educacional fornecido pela Instituição, devidamente preenchido e assinado pela instituição e pelo aluno, se o aluno for menor de 18 anos pelo responsável.

Curso Auxiliar de Auxiliar de Massoterapia?

O que é massagem ou massoterapia? Primeiramente, massoterapia é um termo bem mais moderno, usado para nomear uma pessoa que trabalha com vários tipos de massagem. Tem centenas de técnicas de massagem e tratamentos parecidos, entre eles:

Acupressura – Uma massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas.

Anma – Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada, sem óleos.

Anticelulite – Uma massagem usando cremes de anticelulite para remover celulites. Estimula o sistema circulatório de linfa no organismo.

Anti-Stress – Usando deslizamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula principalmente, a liberação de ocitocina, e outros hormônios anti-estresse.

Ayurvédica – Massagem Indiana engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Normalmente é feita no chão com tatami.

Bamboo – Massagem utilizando o bambo. É feita para a circulação de linfa e para modelar o corpo.

Bowen – massagem relaxante, feita com muita sensibilidade e suave para estimular a divisão do sistema nervoso parassimpático.

Desportiva – Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicado para pessoas amadoras, profissionais e ou praticante de qualquer atividade física.

Do-In – Massagem japonesa que utiliza os pontos do meridiano para equilíbrio energético do corpo.

Drenagem Linfática – A massagem ajuda na eliminação de líquido que por algum motivo estão retidos no organismo.

Facial – Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas.

Gestantes – Aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos proporcionando maior mobilidade ao bebê.

Cinesiologia – Fazem testes nos músculos para ver onde é encontrado a fraqueza e a força da pessoa. Cada músculo representa um órgão.

Lian Gong – Previne problemas provenientes de má postura, possui exercícios para as articulações, tendões, além de movimentos para o fortalecimento do coração e pulmão. Indicada para insônia, cólicas menstruais, LER, nervosismo, entre outros.

Modeladora – Combate a celulite e a flacidez, ativa as gorduras localizadas.

Moxabustão – Usada para prevenir e tratar desequilíbrios como doenças respiratórias, impotência, depressão, cólicas menstruais, dores no nervo ciático, entre outros.

Neuromuscular – Massagem que usa a pressão nos pontos encontrados nos músculos esqueléticos, muito parecido com os trigger points.

Pedras Quentes – Aplicação de pedras quentes para estimular os músculos, principalmente nas costas. Muito usado em SPA.

Quatro Mãos – Massagem feita por duas pessoas. Muitas vezes um homem e uma mulher.

Quick Massage – Massagem rápida de 15-20 minutos na cadeira sem óleo e diretamente nas roupas das pessoas. Muito comum em shoppings ou em escritórios.

Quiropráxia – Trabalha o sistema neuromuscular com a ajuda de movimentos da estrutura esquelética.

Ventosa – Usando copos quentes, criando vácuo, para levantar a pele e os músculos. Medicina chinesa.

Reflexologia – Pressões nos pé ou nas mãos para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente.

Reiki – Energético, equilibra as energias sem toques.

Relaxante – Reduz o estresse causado pelo dia a dia. Proporciona relaxamento total do corpo, dando uma sensação de leveza e bem estar.

Respiração – Usando técnicas para melhorar a respiração. O método Lotorp é o mais famoso.

Rolfing – Trabalha as posturas corporais. Trabalha o tecido conjuntivo e os músculos.

Sei Tai – Quiropráxia japonesa, realinhamento da estrutura óssea, articulações, músculos e tendões.

Shantala – Massagem para bebês que traz como benefícios o aumento da circulação, relaxamento, ajuda no crescimento e auxilia gradativamente no desenvolvimento dos movimentos, tornando movimentos harmônicos e coordenados.

Shiatsu – Significa massagem com dedos, é um combinado da acupuntura chinesa com pressão nos músculos.

Sueca – A mesma que a massagem clássica. Massagem para os músculos para drenar o corpo de toxinas e para recuperar músculos tensos. Aumenta a circulação sanguínea.

Tailandesa – Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga.

Tântrica – Massagem sensual para aumentar o estímulo sexual.

Terapêutica – Engloba todas as massagens que visa à melhora da saúde das pessoas.

Trigger Points – Pontos de gatilho. Alivia pontos doloridos do corpo que podem emitir dores e incômodos para o corpo todo.

Tui-Na – Massagem chinesa, significa, pegar, segurar, amassar.

O que é o Massoterapeuta?

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, direccionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes. O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários sítios. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros. O massoterapeuta é o responsável pela selecção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

Campos de Atuação?

Geralmente, os profissionais massoterapeutas atuam como autônomos com atendimentos particulares ou podem trabalhar como terceirizados em casas de repouso, spas, academias, clínicas de estética, eventos, entre outros.

Hoje em dia, a massagem já conquistou um enorme espaço nas empresas nacionais e multinacionais que acabam por contratar terapeutas para fazer massagem em seus funcionários durante o expediente.

O conceito de massagem está mudando e a população em geral está se familiarizando com a visão de que uma massagem pode ser tanto relaxante e terapêutica.

Esta mudança de visão quebra muitos tabus e isto é uma grande vantagem para quem está entrando no mercado da massoterapia.

Qual a média salarial?

A média salarial do Auxiliar de Massoterapia está entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 Informações salariais: Catho Online

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 72 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino. Duração do curso

Entre 5 e 6 meses somando as aulas teóricas, práticas e estágio.

Qual o horário dos cursos oferecidos?

Períodos do curso

Aulas de Segunda-feira

Noturno das 14h às 17h

Quem são os docentes da OPÇÃTEC?

Nosso corpo docente e formado de profissionais com formação superior e especialização e atuação na área, contamos com Mestres e Doutores, porem em virtude dos cursos técnicos serem modulares e os professores contratados por disciplinas, levando em consideração que a principal atividade profissional deles em hospitais e instituições de saúde, e seus turnos de jornada de trabalho sofre mudanças constante, assim podemos informar os docentes atuais, e garantir que a qualidade do quadro sempre rege o mesmo padrão.

Uso de uniforme?

O uniforme e obrigatório pois o aluno de um curso na área de saúde deve vir as aulas com jaleco branco de manga longa para as atividades práticas, qual tenha pelo menos sua identificação pessoal e do curso.

Qual é a nota mínima para aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas e estágios. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 6,0 e frequência acima de 75% nas aulas teóricas e práticas, e 100% no estágio, avaliação por conselho de classe e a reprova em uma disciplina do módulo implicará em refazer o módulo na integra. A segunda chamada de prova e avaliação tem um custo, deve ser requerida na secretaria, e a instituição disponibiliza de um calendário letivo com as datas disponíveis para aplica-las.

Certificação: A certificação será concedida ao aluno que tiver média 6,0 em cada disciplina e frequência acima de 75% nas aulas teóricas e práticas, e 100% no estágio. O certificado é emitido pela instituição de ensino. O Diploma Curso Profissionalizante é reconhecido em todo Território Nacional.

O curso é autorizados pelo MTE?

O sistema Educacional OPÇÃOTEC e uma instituição reconhecida e autorizada pela MEC–Ministério da Educação, CEE-Conselho Estadual de Educação e SEED–Secretaria de Estado de Educação, emitido em conformidade com a lei 9394/96, Lei de diretrizes e Bases da Educação, e regulamentado pelo decreto-Lei 5154/2004.

O que se aprende no curso de Auxiliar de Massoterapia?

Termos de direção e decúbito

Bases anatômicas

Anatomia e Fisiologia

Sistemas

Homeostasia Corporal

Patologias

Patologias do sistema musculoesquelético

Anamnese

Avaliação massoterápica

Cuidados do Massoterapeuta

O massoterapeuta e o ato de massagear

Particularidades da Massagem

Definição, história e classificação da massagem

Efeitos da massagem

Indicações e contraindicações da massagem

Componentes e Movimentos da Massagem

Componentes da Massagem

Descrição dos movimentos da Massagem

Massagem Ocidental

Massagem Relaxante Terapêutica

Massagem Facial

Massagem Desportiva

Massagem Oriental

Introdução às técnicas Orientais

Tui-Na, Ayurvédica, Shiatsu

Quick Massage

Técnicas Complementares

Do In

Bambuterapia

Pedras Quentes

Grade Curricular detalhada?

Termos de direção e decúbito (4h)

Anatomia e Fisiologia (4h)

Patologias (4h)

Anamnese (4h)

Cuidados do Massoterapeuta (4h)

Particularidades da Massagem (4h)

Componentes e Movimentos da Massagem (4h)

Pratica Componentes e Movimentos da Massagem (8h)

Massagem Ocidental (4h)

Pratica Massagem Ocidental (8h)

Massagem Oriental (4h)

Pratica Massagem Oriental (8h)

Técnicas Complementares (4h)

Pratica Técnicas Complementares (8h)

Matricule-se