Montagem e Manutenção de Computadores

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores?

O computador é um equipamento formado por diversos componentes de hardware que podem ou não ser intercambiáveis devido padrões físicos, elétricos e comunicação desenvolvidos pela indústria. Neste equipamento o sistema operacional e softwares diversos entregam ao usuário uma infinidade de possibilidades que facilitam o trabalho de empresas e pessoas. O curso profissionalizante de Montagem e Manutenção de Computadores qualifica o profissional para a execução de serviços de montagens e reparos em microcomputadores. Com o advento da informática, os computadores se tornaram presentes em quase a totalidade das empresas e lares. Esta expansão criou uma grande demanda por profissionais especializados e dinâmicos para manter e solucionar problemas dos equipamentos, e também requer que haja por parte do profissional uma constante evolução, acompanhando os novos lançamentos do mercado. Por mais que os usuários comuns de computadores tenham habilidade na utilização dos equipamentos, algumas rotinas de manutenção sempre são necessárias, tornando fundamental a existência de assistências técnicas especializadas em manutenção de computadores ou pessoas com essa habilidade dentro das empresas, comércio, escolas, departamentos públicos e universidades. As empresas que possuem várias estações de trabalho, rede e servidores, precisam de manutenção preventiva e uma rápida resposta aos eventuais problemas, através da manutenção corretiva. A presença deste profissional dá uma maior segurança à operação das empresas, e reduz os transtornos ocorridos pela paralisação dos sistemas. Além da expertise na solução de problemas, o curso de Montagem e Manutenção de Computadores pode ser uma porta de entrada para aqueles que almejam seguir profissionalmente a área de computação, fornecendo uma valiosa base sobre o funcionamento dessas máquinas.

Profissional de Montagem e Manutenção de Computadores?

O profissional de Montagem e Manutenção de Computadores é capacitado para atuar diretamente no hardware. Este pode realizar a montagem de um computador novo, identificar e substituir componentes defeituosos, realizar testes de cada componente de hardware em busca de problemas, fazer a limpeza e higienização interna, realizar o upgrade da máquina com a troca de componentes por outros de maior desempenho, avaliação da fonte de alimentação e cabeamento, verificação do sistema de refrigeração e outras ações relacionadas ao hardware. Se tratando do software, o profissional pode fazer a configuração de BIOS, instalação ou reinstalação do sistema operacional, instalação de softwares diversos, instalação e drivers necessários, realização de backup, cópia de unidades de disco, instalação de antivírus e sistemas de proteção, utilização de softwares de diagnóstico entre outros procedimentos de software. Ainda podem ser relacionados a instalação de periféricos externos como impressoras, scanners, leitores e ainda a comunicação por rede cabeada ou wireless.

Campos de Atuação?

Lojas de Informática.

Serviços de Assistência Técnica.

Empresas de Médio e Grande Porte.

Escolas e Universidades.

Departamentos e Setores públicos.

Fabricantes de Computadores.

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 140 horas/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino.

Duração do curso

Entre 12 e 13 meses somando as aulas teóricas, práticas.

Grade Curricular detalhada?

O que se aprende no curso de Montagem e Manutenção de Computadores?

Introdução e História dos Computadores –  A evolução dos computadores desde os primórdios até os dias atuais.

Introdução ao Hardware e Software – Diferenciação de Hardware e Software, quais os principais componentes de um computador.

Instrumentos, Ferramentas e Cuidados – Estudo sobre as ferramentas necessárias para montagem ou desmontagem de computadores, utilização de multímetro e pulseira antiestática.

Identificação dos Componentes do Computador –  Estudo de cada componente do computador, buscando identificar corretamente cada peça necessária para o funcionamento do equipamento.

Desmontagem de Computador – Noção prática do processo de desmontagem de um computador, realizando a remoção de cada componente individualmente, levando em consideração todo o cuidado necessário para preservar a integridade dos componentes.

Montagem de Computador – Noção prática das etapas de montagem de um computador, realizando a instalação individual de cada componente, levando em consideração os cuidados para preservar a integridade dos componentes.

Noções sobre BIOS e Setup – Configuração de BIOS para correto funcionamento do computador.

Particionamento, Formatação e Clonagem de Discos – Fundamentos sobre a exclusão, criação e alteração de partições de disco, noções sobre SSD, partições Windows e Linux, introdução ao dual-boot, clonagem de disco, Swap, Gparted

Instalação de Sistema Operacional Windows – Processo de instalação do sistema operacional Windows (XP, Seven, 8.1 e 10).

Instalação de Sistema Operacional Linux – Noções sobre a instalação do sistema operacional Linux para utilização final do usuário ou para uso de ferramentas de manutenção, diagnóstico e recuperação de dados.

Noções sobre MS-DOS, Prompt de Comando e Terminal –  Noções sobre a utilização e execução de tarefas via linha de comando nos sistemas operacionais Windows ou Linux.

Drivers: identificação, busca e instalação – Processo de instalação dos drivers de sistema, realizando quando necessário a busca dos drivers na internet. Noções sobre atualização de driver.

Instalação de Softwares Diversos – Noções sobre a instalação dos principais softwares necessários para utilização do computador pelo usuário final.

Antivírus e Atualizações do Sistema –  Noções sobre a instalação de antivírus e busca por softwares mal-intencionados. Estudo sobre a importância da procedência do software, técnica de eliminação de vírus e atualização do sistema operacional.

Manutenção Preventiva I – Estudo das principais ações de manutenção preventiva no hardware como limpeza, verificação da refrigeração e coolers, pilha de BIOS, aterramento, entre outros pontos importantes para evitar falhas futuras

Manutenção Preventiva II – Estudo sobre as principais ações de manutenção preventiva de software como desfragmentação de disco, limpeza de disco, reparo de sistema, diagnóstico por software e backup

Manutenção Corretiva –  Estudo sobre a identificação de defeitos ocorridos no hardware ou software e formas de solucionar o defeito. Nesta etapa é apresentada as diversas situações que podem ocorrer no cotidiano do profissional de manutenção de computadores.

Manutenção Avançada – Estudo de formas mais avançadas de solucionar problemas de hardware, onde são necessárias intervenções como solda, troca de circuitos integrados, placas lógicas entre outros.

Rede – Noções sobre redes locais, gateway, DNS, roteamento, modem, switch, cabeamento e conectores.

Compartilhamento –  Compartilhamento de rede e impressoras

Recuperação de Dados –  Métodos de recuperação e dados perdidos, apagados, partições excluídas e apagadas. Recuperação de dados de discos defeituosos.

Meio Ambiente, Descarte e Reciclagem de Componente – Noções sobre meio ambiente e a correta destinação dos componentes de hardware inutilizados. Estudo sobre a reciclagem e reaproveitamento de componentes para informática ou outros fins. 

Módulo Único –

  • Introdução e História dos Computadores (02h)
  • Introdução ao Hardware e Software (02h)
  • Instrumentos, Ferramentas e Cuidados (04h)
  • Identificação dos Componentes do Computador (04h)
  • Desmontagem de Computador (12h)
  • Montagem de Computador (12h)
  • Noções sobre BIOS e Setup (04h)
  • Particionamento, Formatação e Clonagem de Discos (04h)
  • Instalação de Sistema Operacional Windows (08h)
  • Instalação de Sistema Operacional Linux (08h)
  • Noções sobre MS-DOS, Prompt de Comando e Terminal (04h)
  • Drivers: identificação, busca e instalação (06h)
  • Instalação de Softwares Diversos (06h)
  • Antivírus e Atualizações do Sistema (04h)
  • Manutenção Preventiva I (06h)
  • Manutenção Preventiva II (04h)
  • Manutenção Corretiva (08h)
  • Manutenção Avançada (06h)
  • Rede (04h)
  • Compartilhamento (04h)
  • Recuperação de Dados (04h)
  • Meio Ambiente, Descarte e Reciclagem de Componente (04h)
  • Rede estruturada (16h)