Processos Gerenciais

NDE
COLEGIADO

Curso Superior de Tecnologia

Habilitação?

Tecnólogo em Processos Gerenciais

Eixo tecnológico?

Ciências Humanas e Sociais

Atributos do Profissional?

Planejar, analisar, organizar, gerenciar, diagnosticar problemas, implementar projetos e processos.

Curso de Processos Gerenciais

O Curso de Graduação em Processos Gerenciais desenvolve em seus alunos habilidades empreendedoras e de gerenciamento, liderança, análise e organização de estratégias e tomada de decisões de acordo com a demanda em determinadas áreas profissionais, gerenciando recursos disponíveis de forma otimizada, criando planos de negócio ou até mesmo desenvolver e gerenciar sua própria empresa. Processos Gerenciais, que dá formação em ferramentas e técnicas de gestão das atividades dos diversos setores de uma empresa. Mas existem algumas diferenças ao longo da carreira. O tecnólogo, com formação numa área específica, segue carreira nessa mesma área, do bacharel trabalhando no setor administrativo.  Duração média do curso: 2 anos – 4 semestres

O que é o Tecnólogo em Processos Gerenciais faz?

O profissional do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, levando em consideração as mudanças constantes que ocorre deve ter  habilidades específicas da gestão, os valores sociais do conhecimento e os novos valores do mundo do trabalho. Criar oportunidades de especializar profissionais técnicos em nível de Ensino Médio que já trabalham na área de especialidade do curso. Atender à demanda, oferecendo ao mercado profissional especializado e atualizado com modernos conceitos tecnológicos, bem como contribuir para maior desempenho da área, preparando tecnólogos altamente especializados para os setores da gestão empresarial, principalmente na área de Pequenas e Médias Empresas, com base nas exigências da sociedade. Desenvolver competências técnicas e comportamentais, obedecendo a um processo de construção e fortalecimento das bases necessárias com o intuito de formar um gestor preparado para os desafios empresariais contemporâneos.

O Tecnólogo em Processos Gerenciais suas áreas de atuação?

A formação técnica na área de Processos Gerenciais possibilita aos profissionais uma vasta área de atuação, que irá permitir ao egresso trabalhar na área administrativa, atuando em áreas como Marketing, Gestão Financeira ou ainda na área de Recursos Humanos.

Os profissionais também podem atuar em conjunto com outras áreas de gestão, já que o curso possui disciplinas de Administração, Empreendedorismo e Estratégia.

O egresso do curso de Processos Gerenciais também conta com disciplinas da área de Contabilidade, o que permite a este desempenhar funções junto à área de análise e interpretação das demonstrações financeiras da empresa, ou ainda junto a outras áreas como estoques e departamento de contas a pagar e a receber, que possuem um grande fluxo de informações necessárias à contabilidade de um negócio.

O curso de Processos Gerenciais fomenta o empreendedorismo e prepara o aluno para atuar como gestor de seu próprio negócio ou ainda de um negócio familiar, o que muitas vezes prepara o aluno tecnicamente para o que ele já desempenha em seu dia a dia, mas de maneira apenas intuitiva e sem direcionamento técnico.

Por que ser Tecnólogo em Processos Gerencias?

O Curso de Processos Gerenciais, justamente por ter um caráter de formação técnica, permitirá ao egresso uma visão ampla de como gerir recursos de qualquer tipo de empresa. O profissional da área tem capacidade de análise de mercado e, com isto, pode traçar as melhores estratégias para uma organização.

O grande número de pequenas e médias empresas no Brasil apresenta um campo muito favorável para a atuação do profissional de Processos Gerenciais, uma vez que durante o curso ele terá formação bastante sólida nesta área.

A formação em Processos Gerenciais capacita os egressos do curso a compreender e gerenciar os processos de empresas tanto privadas, independente do tamanho, quanto públicas. O curso possui uma visão multidisciplinar e prioriza o espírito empreendedor, tão necessário nos dias de hoje. O conteúdo trabalhado durante o período de graduação permite, na fase inicial, que o aluno conheça disciplinas introdutórias à área gerencial, que posteriormente serão complementadas pelos conhecimentos adquiridos em matérias de gestão e que direcionarão o aluno à formação profissional, permitindo que estes conheçam as principais teorias e a prática do mercado.

Carga Horária total do curso

O curso tem carga horária de 1680 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino e aplicação das aulas escritório de negócios.

Duração do curso

Duração média do curso: 2 anos – é dividido em 4 semestres

Períodos do curso

Aulas de segunda-feira a sexta-feira

Noturno das 19h às 22:30 h

Quanto ao estágio?

Estágio O estágio supervisionado não se confunde com o chamado “primeiro emprego”. O estágio supervisionado é antes de tudo, uma atividade curricular da escola, um ato educativo assumido intencionalmente pela escola, de propiciar uma integração dos estudantes com a realidade do mundo do trabalho. Na realidade, o estágio supervisionado propicia ao aluno a oportunidade de qualificação prática, pela experiência no exercício profissional ou social, acompanhado e supervisionado profissionalmente, o que o torna uma atividade facilitadora da obtenção de um trabalho, na maior parte das vezes, do “primeiro emprego”.

O estágio supervisionado normalmente acaba se tornando um excelente trampolim para a  obtenção de um emprego. Quando bem trabalhado pela escola, em sala de aula, o estágio supervisionado pode, ainda, proporcionar melhor aproveitamento e desempenho escolar.

Outro benefício a ser garantido pela atividade de estágio, para o aluno, é a da identificação mais clara das opções para a escolha profissional e para a organização de seu perfil de profissionalização.  O aluno poderá iniciar o estágio curricular não obrigatório já no primeiro semestre fazendo os cadastros nos órgão integradores (CIEE , PROE ) de estágio.

Definição de Estágio curricular não obrigatório – O estágio não obrigatório é uma atividade curricular desenvolvida pelo estudante, de caráter opcional que visa proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano.

Avaliação do Estágio – As Avaliações são feitas órgãos de estágio e Empresa que contratam os estagiários adquirindo conhecimento prático em vários segmentos dos estágios que são disponíveis CIEE, PROE,

Qual é a nota mínima para aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas e estágios. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 6,0 e frequência acima de 75% nas aulas. A segunda chamada de prova e avaliação tem um custo, deve ser requerida na secretaria, e a instituição disponibiliza de um calendário acadêmico com as datas disponíveis para aplica-las.

O curso é autorizado pelo MEC?

O Curso de Processos Gerenciais é reconhecido pelo  Portaria SERES  nº 133, de  27/07/2012.

Sobre as aulas práticas Escritório de Negócios?

Nosso Escritório de Negócios tem estrutura completa que atende empresas que necessitem, de consultoria e prestação de serviços, temos softwares especializados para ser facilitar o desenvolvimento da análise da situação da empresa e contamos com professores especializados para a  realização de simulações  práticas e estudos para implantação e viabilização de novos empreendimentos e estruturação de empresas que  necessitem de estudos do mercado consumidor, Os aluno poderão participar desses projetos no formato de  projeto  de extensão de seu curso.

O que se aprende no curso de processos gerenciais?

Cálculo Aplicado a Processos Gerencias – Relações e funções. Limites. Derivadas e diferenciais. Pontos extremos de função. Integrais e diferenciais. Funções de mais de uma variável.

Comunicação Empresarial – A Língua Portuguesa como veículo de comunicação. O processo de comunicação e seus mecanismos. A importância da comunicação no contexto das organizações. Técnicas de redação. Tipos de discursos. O parágrafo. A argumentação. Estudo e prática dos principais tipos de correspondência comercial e oficial. Leitura e interpretação de textos.

Contabilidade Gerencial I – Conceitos básicos de contabilidade e de patrimônio. Situações líquidas patrimoniais. Patrimônio líquido e suas variações. Regime de Caixa e de Competência. Princípios e Convenções Contábeis. Plano de contas, Balanço Patrimonial e DRE, DOAR e DMPL. Procedimentos contábeis relacionados ao ativo fixo. Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado.

Fundamentos da Administração – Definir as organizações, a necessidade da administração e o administrador dos primórdios à atualidade, explorando o conteúdo e objeto de estudo da administração, projetando perspectivas futuras e discorrendo sobre a crescente complexidade das teorias da administração e o seu papel na sociedade.

Gestão de Pessoas – Novas perspectivas acerca da Gestão de Pessoas. Fases evolutivas da administração de RH. Análise e descrição de cargos. Atração e seleção de talentos. Gestão de retribuição e Plano de Benefícios. Treinamento e Desenvolvimento em Recursos Humanos. Avaliação de Desempenho. Medicina e saúde ocupacional. Gestão em QVT. Administração de pessoal. Relações trabalhistas e sindicais. Novos temas da Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Aprendizagem organizacional. Educação continuada. Remuneração estratégica por habilidades e competências. Outplacment.

Noções de Informática – História da Informática, geração de computadores, classificação dos computadores, introdução ao processamento de dados, conceitos de hardware e software, periféricos, sistemas operacionais, banco de dados e estrutura e organização da informação, como trabalhar com editores de texto e planilhas eletrônicas.

Contabilidade Gerencial II– Introduzir os alunos no conhecimento de Contabilidade de Custos, dando-se ênfase à interpretação e análise dos relatórios contábeis. A ênfase é tratar o estudante como um usuário da Contabilidade de Custo que está interessado em participar do processo decisório com base nos relatórios contábeis. Compreender a importância da Contabilidade de Custos e sua aplicação. Apresentar aos alunos de contabilização o seu papel no contexto da Administração.

Direito Empresarial I – Conceito de Direito de Trabalho. Princípios. Direito Individual do Trabalho. Rotinas de Admissão. FGTS. Contrato de Trabalho. Vigência do Contrato de Trabalho. Contratos Específicos e Situações Específicas. Desligamento do Empregado.

Estatística Aplicada á Processos – Campus de aplicação da Estatística. Variáveis. Variáveis contínuas e discretas. Estatística descritiva e indutiva. Distribuição de Frequência. Medidas de Dispersão. Teoria da probabilidade.

Gestão Estratégica– Gestão estratégica e estratégia empresarial: conceitos, tipos e alternativas; processo de planejamento estratégico; análise competitiva: principais metodologias e técnicas utilizadas no planejamento estratégico; implementação e controle das estratégias.

Matemática Financeira- Introdução ao estudo da Matemática Financeira; Operações básicas; Capitalização simples; Desconto simples; Capitalização composta; Desconto composto; Série de pagamentos; Equivalência em fluxos de caixa; Sistema de amortização e empréstimos.

Gestão Ambiental– A sociedade e o Meio Ambiente – crise ambiental; educação ambiental no ambiente organizacional; gestão ambiental na empresa, reciclagem e descarte de resíduos, tratamento de afluentes, coleta seletiva, estratégias de Gestão Ambiental (SGA) e Responsabilidade Social; Sistemas de Gestão Ambiental; Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Legislação Ambiental.

Gestão Financeira – Objetivos e funções de finanças; A análise das demonstrações financeiras; Administração de Caixa e financiamento de curto prazo; Administração de contas a receber e a pagar e estoques; o conflito liquidez X rentabilidade; ciclo operacional; administração do ciclo de caixa; orçamento do fluxo de caixa; análise do lucro operacional ; o giro do capital investido; margem das vendas; taxa de retorno do investimento total; uma visão de EVA; o conceito de NOPAT e EVA; o conceito de MVA; os efeitos.

Gestão Mercadológica– A evolução de marketing de acordo com os principais teóricos; Introdução ao marketing; Análise ambiental; Mercado consumidor; Pesquisa de mercado; Segmentação de mercado; Mix de marketing; Produto.

Logística – Logística empresarial; Sistema logístico; Sub-sistemas do Sistema Logístico; O gerenciamento de Cadeia de Abastecimento; Logística de Distribuição; Logística de Transporte; Operadores Logísticos; Logística Reversa.

Sistemas de Produção I – Apresentar os princípios básicos que norteiam os modernos sistemas de administração da produção e ministrar conhecimentos relativos à organização e o planejamento empresarial; localização de indústrias; procedimentos de arranjos físicos; tipos basicos de arranjos físicos; projetos detalhados de arranjos físicos; filosofia just in time; técnicas JIT; desperdício da produção; Kanban; e MRP; Dar ao aluno conhecimentos básicos sobre administração de materiais, e como são envolvidas no processo de produção.

Trabalho em Grupo Liderança de Pessoas-Entender a contextualização do que seria grupo e equipe e a dinâmica que permeia estas relações. Competição. Cooperação e deserção nos grupos. Relações de poder. Técnicas de dinâmica de grupo e vivências. Formação de equipes. Motivação. Liderança: conceitos e tipos. Resiliência. Processo de Tomada de Decisão.

Otimização de Processos – Formulação de modelos.  Problemas de programação linear.  Programação linear aplicada à solução de problemas organizacionais  – Modelos típicos.

Sistemas de Informação – Metodologia de elaboração de projetos de sistemas de informação. Viabilidade técnica, economia e operacional de implementação de sistemas de informação. Gerência de projetos de desenvolvimento de sistemas de informação.

Sistemas de Produção – papel estratégico e objetivo da produção; estratégias de produção; a empresa voltada para processos; a importância da fase de projetos; localização de indústrias; procedimentos de arranjos físicos; tipos básicos de arranjos físicos; projetos detalhados de arranjos físicos; planejamento e controle de estoques através do Just-in-time; definição de Just-in-time; filosofia do Just-in-time; desperdício da produção; planejamento e controle do Just-in-time; Sistemas Kanban, a fases do MRP; Qualidade esperada e qualidade percebida. Ferramentas de qualidade; Modelos de Corsby, Deming, Juran, Ishikawa, Prêmio Nacional da Qualidade; ISO 9000. (case).

Sistemas de Qualidade – Qualidade e produtividade; Sistemas de gestão da Qualidade Total; Melhoria da qualidade 5″S”; Normas de série ISO 9001-2000 e 14000; O modelo PDCA; Brainstorming, 5 por que; Diagrama de causa e efeito; Diagramas de Pareto; 5 W e 1 H; Ação corretiva; RNC; Controle de Qualidade (Case).

Técnica de Negociação – Gerenciamento da equipe de vendas; controles gerenciais; objetivo das vendas; análise de clientes; análise de mercado; princípios da negociação; erros comuns nas negociações e como evitá-las; como ultrapassar os obstáculos para o impasse descobrindo as necessidades e interesses; a importância de gerar opções para obter soluções como “comunicar” propostas e contra-propostas; forma de negociar/estilos/diferenças.

Atividade Acadêmica Complementar – Atividade Acadêmica Complementar , o aluno deverá cumprir , Cada semestre um percentual de carga horária

Grade Curricular detalhada?

Primeiro Semestre I –

  • ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR -20 H
  • CÁLCULO APLICADO A PROCESSOS GERENCIAIS – 80 H
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80 H
  • CONTABILIDADE GERENCIAL I – 80 H
  • FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO – 40 H
  • GESTÃO DE PESSOAS – 80 H
  • NOÇÕES DE INFORMÁTICA – 40 H

Segundo Semestre II –

  • ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR – 20 H
  • CONTABILIDADE GERENCIAL II – 80 H
  • DIREITO EMPRESARIAL I – 80 H
  • ESTATÍSTICA APLICADA À PROCESSOS GERENCIAIS – 80 H
  • GESTÃO ESTRATÉGICA – 80 H
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA – 80 H

Terceiro Semestre III –

  • ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR – 20 H
  • GESTÃO AMBIENTAL – 40 H
  • GESTÃO FINANCEIRA – 80 H
  • GESTÃO MERCADOLÓGICA – 80 H
  • LOGÍSTICA – 40 H
  • SISTEMAS DE PRODUÇÃO I – 120 H
  • TRABALHO EM GRUPO LIDERANÇA DE PESSOAS – 40 H

Quarto Semestre IV –

  • ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR – 20 H
  • OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS – 80 H
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 80 H
  • SISTEMAS DE PRODUÇAO II – 80 H
  • SISTEMAS DE QUALIDADE – 120 H
  • TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – 40 H

Qual o conselho de classe da categoria?

Os diplomados no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais têm direito a registro no Conselho Regional de Administração – CRA – de acordo com a Resolução Normativa CFA nº 374, de 2009.

CRA-PR (Conselho Regional de Administração do Paraná)  –  www.cra-pr.org.br/

CRF- (Conselho Federal de Administração) – www.cfa.org.br

Como cadastrar e filiar-se junto ao conselho de classe ao final do curso Administração?

Relação de Documentos para inscrição no CRA – Conselho Regional de Administração

Diploma ou Certificado;

Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação de separação, divórcio, óbito, quando houver);

CPF e RG (caso não possua RG, também será aceito a Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho);

Título de Eleitor e comprovante da última votação eleitoral e/ou Certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral (podendo ser retirada via internet – http://www.tse.jus.br);

Certificado de Reservista (para os homens acima de 18 anos até os 45 anos);

2 (duas) fotos 3/4 (padrão para documento oficial, recente, colorida, sem data e com fundo branco);

Comprovante de Residência, preferencialmente em nome do profissional, emitido nos últimos seis meses;

Recolhimento bancário da taxa fornecida pelo CRA-PR.