Habilitação: Especialista

Eixo Tecnológico: Educação

Sobre o Curso

A Estimulação Essencial é um conjunto dinâmico e ativo de recursos humanos e ambientais incentivadores, destinado a propiciar a criança desde os primeiros dias de vida, experiências significativas para alcançar seu pleno desenvolvimento evolutivo. O atendimento clínico ou institucional deve atuar de modo colaborativo, pois trabalhando junto a uma equipe multiprofissional pode atuar sobre o desenvolvimento da criança auxiliando na reconstituição e constituição das atividades em nível potencial da criança. Ou seja, o estimulador essencial clínico e institucional deve auxiliar também a família, escola e outros profissionais da saúde e educação na busca de caminhos para atingir o máximo potencial neuropsicomotor da criança de 0 a 5 anos. Portando, as técnicas podem ajudar crianças com ou sem deficiência, com atraso e ou transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor ou ainda moderar seus efeitos, oferecendo maior qualidade de vida familiar, social e acadêmica escolar. A interação, o contato e o afeto são elementos importantes para desenvolver o trabalho do Estimulador Essencial. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, referenda a necessidade e obrigação dos municípios em se organizem para atender o público alvo da Estimulação Essencial nos Centros de Educação Infantil, pois de acordo com a mesma política é direito desta demanda, vivenciar experiências que permita a ampliação de seus potenciais.

Objetivo

Oferecer por meio de estudos e profissionais especializados na prática da Estimulação Essencial, mobilização de recursos, técnicas e conhecimentos, para que os cursistas possam responder aos diferentes desafios colocados pelo exercício da profissão, identificando e resolvendo problemas, de modo que auxilie no desenvolvimento dos alunos em suas múltiplas capacidades.

Objetivos Específicos

– Formar profissionais da Estimulação Essencial para atendimento clínico e institucional, a fim de que tenham compromisso com o sucesso do processo evolutivo de alunos e pacientes, considerando suas diferenças culturais, sociais e pessoais reafirmando assim um compromisso com a inclusão de todos ao sistema educacional e na sociedade em geral, primando pelo seu bem-estar e desenvolvimento potencial.

– Superar os modelos de Inclusão de alunos com deficiência e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a fim de a escola realmente interaja socialmente e pedagogicamente com os estes alunos, para que não sejam apenas mais um número estatístico sem que sejam atendidas suas reais necessidades.

– Aprofundar conhecimentos relacionados as demandas do atendimento clínico em Estimulação Essencial, a fim de que, este possa estar acessível à aqueles que necessitam e assim constituírem um pleno desenvolvimento, quando este não tiver oportunizado atendimento em Instituições de ensino em Educação Infantil.

– Estabelecer o Estimulador Essencial Clínico e Institucional como referência no trabalho de um atendimento preventivo e também interventor em caso de deficiência ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, colaborando positivamente como profissional importante no trabalho junto ou não de uma equipe multiprofissional, junto às crianças público alvo desta demanda.

Público Alvo

O Curso destina-se a Pedagogos e ou a outras áreas de formação que atendam as demandas de atendimento clínico e escolar, tais como: Pedagogos e outras licenciaturas a fins e também Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Terapeutas Ocupacionais e profissionais que atuam ou desejam atuar no segmento da educação especial em escolas, creches e demais instituições de ensino e clínicas públicas e particulares.

Duração

De 10 à 12 meses de aulas presenciais.

4 meses para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso TCC.

Carga Horária Total do Curso

O curso tem carga horária de 600 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino.

Qual é a nota mínima para aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno por meio de avaliação presencial ao final das aulas, trabalhos em equipe e frequência. Em todas as avaliações os alunos devem atingir média da nota 7,0 e frequência acima de 75% nas aulas.

O curso é autorizado pelo MEC?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos por esta instituição superior, cumpre com todos os protocolos legais do MEC e estão devidamente credenciadas e autorizadas para funcionamento e certificação. Atende ao disposto na Resolução CNE/CES 1/2007.

Grade Curricular

Conteúdo
Carga Horária
Fundamentos e Políticas Públicas para a Educação Especial e Educação Inclusiva na perspectiva da Estimulação Essencial 30h
Desenvolvimento Afetivo 30h
Contribuições das Neurociências no atendimento da primeira infância: Contribuições do Estimulador Essencial 30h
Metodologia da Pesquisa 60h
Intervenções supervisionadas em Estimulação Essencial e assessoria a educação infantil Clínica 30h
Intervenções supervisionadas em Estimulação Essencial e assessoria a educação infantil Institucional 30h
Estimulação e o desenvolvimento: psicose e Autismo 30h
Estimulação e o desenvolvimento: Deficiência Auditiva 30h
Estimulação e o desenvolvimento: Deficiência Visual 30h
Estimulação e o desenvolvimento: Deficiência Neuromotora 30h
Estimulação e o desenvolvimento: Deficiência intelectual 30h
Estimulação e o desenvolvimento: Atrasos e estímulos a criança com Altas Habilidades 30h
Estágio I: Estimulação Essencial Clínica 75h
Estágio II: Estimulação Essencial Institucional 75h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
Carga Horária Total: 600h